CTIMA | Spam

Ilustração SPAM - cgi.br

SPAM

O que é Spam? Como se proteger?

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

Principais dicas para ajudar o usuário a receber menos spam, preservar sua privacidade e evitar que códigos maliciosos sejam instalados em seu computador:

  • Preserve sua privacidade, seja criterioso ao informar seus endereços de e-mail em cadastros, sites de relacionamentos etc.;
  • Tenha e-mails diferentes para uso pessoal, trabalho, compras on-line e cadastros em sites em geral;
  • Evite utilizar e-mails simples, como aqueles formados apenas pelo primeiro nome;
  • Leia com atenção os formulários e cadastros on-line, evitando preencher ou concordar, inadvertidamente, com as opções para recebimento de e-mails de divulgação do site e de seus parceiros;
  • Não forneça dados pessoais, documentos e senhas por e-mail ou via formulários on-line;
  • Verifique a política de privacidade dos sites, onde pretende registrar seus dados;

Entenda o que é esse tal de SPAM

Esse vídeo explicativo do cgi.br mostra toda a dinâmica do SPAM e suas consequências.

Mantenha-se informado

Procurar informações sobre fatos recebidos por e-mail, antes de repassá-los, contribui para a redução do volume de mensagens de correntes, boatos e lendas urbanas, enviadas repetidas vezes na rede.

Procurar informações no site das empresas, ao receber e-mails sobre prêmios e promoções, reduz o risco de ser enganado em golpes propagados por e-mail.


Proteja-se

Utilize softwares de proteção antivírus, anti-spam, anti-spyware, firewall, etc. nos computadores de casa e do trabalho, mantendo-os com as versões, assinaturas e configurações atualizadas. O município conta com uma solução licenciada e instalada em cada computador do município, se o seu ainda não possui, abra um chamado para a instalação.

Não seja um "clicador compulsivo". Não execute arquivos anexados em e-mails sem examiná-los previamente com antivírus, bem como, não clique em URLs incluídas em e-mails.


Fique alerta

Observe eventuais comportamentos estranhos nos computadores que utiliza.

Em casos de suspeita de contaminação por vírus ou outro código malicioso, abra um chamado imediatamente para equipe técnica do CTIMA.

ATENÇÃO: O CTIMA só realiza recadastramento de usuário via INTRANET, portanto qualquer e-mail solicitando dados como usuários e senhas deverão ser ignorados. Em caso de dúvidas ligue 3341-6090.


Aprenda mais sobre SPAM no http://antispam.br/conceito/

Voltar